biografia

Nasceu em 26 de julho de 1951, no município de Itueta, Minas Gerais, como filho de Hilda Francisca Mathilde Dummer Gaede e Herman Carlos Ludwig Gaede. Os estudos de alfabetização e o ensino confirmatório aconteceram numa escola criada pela comunidade evangélica de confissão luterana do Racha Pau, filiada à então Paróquia de Santo Antônio (Itueta - MG), hoje Paróquia de Baixo Guandu  - ES, por falta de escolas municipais ou estaduais.

O professor desta escola foi Helmut Jablonowski, escolhido pela comunidade de fé. Entre 1966 e 1970 estudou na Fundação Diacônica Luterana (Hoje Associação Diacônica Luterana), situada no distrito de Serra Pelada, município de Afonso Cláudio – ES, onde cursou o ginásio. Posteriormente seguiu para Ivoti, para cursar o Segundo Grau (hoje Ensino Médio) na Escola Normal Evangélica, de Ivoti – RS, nos anos 1971 a 1973.

Na sequência foi a São Leopoldo – RS, cursar a graduação em Teologia na então Faculdade de Teologia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), hoje Faculdades EST, nos anos de 1974 a 1979. Em agosto de 1979 assumiu o ministério pastoral na IECLB na paróquia de Alto Jatibocas, interior do município de Itarana – ES. Em janeiro de 1983 casou-se com Erli Mansk. Em 1985 transferiu-se para a paróquia de São João de Garrafão, município de Santa Maria de Jetibá – ES, quando também nasceu, em 28 de agosto, a filha Eva Emília Mansk Gaede. Em 1987 assumiu a função de coordenador dos Cursos Comunitários da Associação Diacônica Luterana, ano em que nasceu a segunda filha, Sara Mansk Gaede, em 24 de agosto. Ambas as filhas nasceram em Afonso Cláudio – ES.

Para os anos de 1993 a 1996 foi eleito para o cargo de diretor geral da Associação Diacônica Luterana. Em1997 mudou-se, com a família, para São Leopoldo – RS, para estudos de mestrado e doutorado em Diaconia na Faculdades EST. Neste tempo, a esposa Erli Mansk concluiu seus estudos de graduação em Teologia e o  doutorado em Teologia Prática, no PPG-EST.

Concluído o doutorado, foi contratado pela Faculdades EST, em 2003, para a docência na cadeira de Diaconia, onde permanece até hoje. Durante o exercício da docência, exerceu também a função de coordenador do estágio e do bacharelado em Teologia (2007 a 2018).

portal
rodolfo
gaede neto
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now